Páscoa da Ressurreição
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 20,1-9) - No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo pela manhã, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra havia sido retirada do túmulo. Correu então e dirigiu-se a Simão Pedro e ao outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse-lhes: «Tiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram!». Pedro então saiu junto com o outro discípulo e foram ao sepulcro. Os dois correram juntos, mas o outro discípulo correu mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Ele se abaixou, viu os lençóis ali colocados, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, seguindo-o, e entrou no túmulo e observou os panos ali colocados, e o sudário – que estava sobre a sua cabeça – não colocado ali com os panos, mas enrolado num lugar separado. Então o outro discípulo, que havia chegado primeiro ao túmulo, também entrou, viu e acreditou. Na verdade, eles ainda não tinham entendido a Escritura, isto é, que ele deveria ressuscitar dentre os mortos.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

aquelas três mulheres sobre as quais o Evangelho nos fala não abandonam Jesus mesmo quando ele está morto. Tal é o amor deles. A atitude dos discípulos enredados pelo medo é muito diferente: fugiram no momento da captura no Getsêmani e agora ainda estão encerrados no cenáculo. Jesus, entretanto, foi julgado, condenado e morreu na cruz. O amor destas mulheres é verdadeiramente exemplar: não só superam o medo, mas também vão além do possível. Aqui estão eles de manhã cedo no túmulo com os aromas para fazer um último gesto de amor ao seu amado Mestre. Eles entram, não veem o corpo de Jesus, e imediatamente dois homens vestidos de branco aparecem diante deles: “Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui, ele ressuscitou”, dizem. Os dois homens anunciam a Páscoa para eles.
Também nós, hoje reunidos em torno do altar, recebemos o anúncio da Páscoa, o anúncio da vitória do amor de Deus sobre a morte. Sim, o Senhor não se resignou ao mal e às múltiplas formas com que ele torna amarga a vida neste nosso mundo. Depois da pandemia, aqui estão as guerras. Realmente parece que a escuridão caiu sobre a terra. Mas o Pai que está nos céus - recorda-nos isto o Evangelho de João - ama tanto o mundo, também o do nosso tempo, que envia o seu próprio Filho, o unigénito, para nos salvar. Podemos inscrever neste horizonte a fé da Igreja que vê Jesus descer ao inferno durante o Sábado Santo. Sim, Jesus desce aos infernos sombrios deste nosso mundo, onde homens e mulheres são esmagados pela morte e pela violência, pela injustiça e pela fome, pela solidão e pelo abandono. E esta santa liturgia quer envolver-nos quase visualmente neste mistério da ressurreição: que começou nas trevas, fez-nos experimentar o dom e a força da luz que todos recebemos da única vela acesa. E a chama, à medida que se dividiu e as nossas mãos a acolheram, não diminuiu, pelo contrário, cresceu até encher de luz este lugar.
Os dois homens, vestidos com roupas deslumbrantes, logo após o anúncio da ressurreição, exortam-nos também com as palavras dirigidas às mulheres: “Lembrai-vos de como ele vos falou quando ainda estava na Galileia”. Quantas vezes, de facto, Jesus falou aos seus amigos sobre o mistério da Páscoa, mas eles não o levaram a sério! E quantas vezes a mesma Palavra de Deus nos foi dirigida e também nós a esquecemos? Aquelas mulheres “lembraram-se das palavras” que Jesus também lhes tinha dito e foram imediatamente “anunciar” aos Onze e a todos os outros o que tinham visto. Há uma responsabilidade em comunicar esta Páscoa a todos. Somos solicitados mais uma vez a comunicá-lo também. Aqui está o apóstolo Pedro que, ao ouvir as mulheres - apesar da descrença dos outros e em parte da sua própria - sai do cenáculo e vai ao sepulcro. Assim que chega, ele se abaixa para ver o interior e vê os panos em que o Senhor havia sido envolto. São os lençóis do amor, os lençóis da piedade, os lençóis da compaixão, os lençóis que envolvem muitos atingidos pela violência. Aqueles lençóis que a Igreja e cada comunidade cristã espalham nas periferias do mundo para cuidar dos corpos de muitos pobres, doentes, idosos, crianças, estrangeiros, refugiados, abandonados. São os panos da ressurreição, os sinais da vitória do amor sobre o abandono. A Páscoa pede-nos que os multipliquemos, alargando o espaço da misericórdia. Era um pequeno grupo de mulheres. É assim que começa a Páscoa. Nós também somos uma pequena população de homens e mulheres pobres. A graça da Páscoa nos sustenta no amor. Os dois homens de vestes brancas contam-nos que o Senhor ressuscitado nos precede e nos espera nas periferias, na Galileia deste mundo, daí começa o mundo renovado pelo amor. Aleluia, Aleluia, Aleluia.