O Sinédrio decide sobre a morte de Jesus
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 11,45-56) - Naquela época, muitos dos judeus que tinham ido até Maria, ao verem o que Jesus havia realizado, [isto é, a ressurreição de Lázaro], acreditaram nele. Mas alguns deles foram ter com os fariseus e contaram-lhes o que Jesus tinha feito. Então os principais sacerdotes e os fariseus reuniram o Sinédrio e disseram: «O que vamos fazer? Este homem realiza muitos sinais. Se o deixarmos continuar assim, todos acreditarão nele, os romanos virão e destruirão o nosso templo e a nossa nação”. Mas um deles, Caifás, que era sumo sacerdote naquele ano, disse-lhes: «Vocês não entendem nada! Você não percebe que é conveniente para você que apenas um homem morra pelo povo e que a nação inteira não seja arruinada! Contudo, ele não disse isso por si mesmo, mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus deveria morrer pela nação; e não apenas para a nação, mas também para reunir os filhos de Deus que estavam espalhados. Daquele dia em diante decidiram matá-lo. Jesus, portanto, já não andava publicamente entre os judeus, mas dali retirou-se para uma região próxima do deserto, para uma cidade chamada Efraim, onde permaneceu com os seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima e muitos da região subiram a Jerusalém antes da Páscoa para se purificarem. Procuravam Jesus e, estando no templo, disseram um ao outro: «O que vocês acham? Ele não vem à festa?".

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Esta passagem evangélica que se segue imediatamente à ressurreição de Lázaro pretende preparar-nos para a celebração da semana santa da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Os sumos sacerdotes compreenderam que o milagre da ressurreição de Lázaro foi um acontecimento tão extraordinário que poderia ter levado ao crescimento de um movimento de adesão a Jesus de forma imparável, e nesse ponto foi fácil que seu poder fosse destruído. De modo semelhante, repetiu-se o que aconteceu no momento do nascimento de Jesus, quando Herodes tentou matar aquele Menino temendo que pudesse minar o seu trono. Também desta vez os principais sacerdotes decidem matar Jesus. Caifás, em plena assembléia, toma a palavra e diz solenemente: “É-vos conveniente que apenas um homem morra pelo povo, e que a nação inteira não seja arruinada. " Ele não sabia, mas interpretou o significado mais verdadeiro e profundo do mistério de Jesus, precisamente o “único” verdadeiro salvador do mundo: “ele profetizou que Jesus deveria morrer pela nação; e não apenas para a nação, mas também para reunir os filhos de Deus que foram espalhados”. Na verdade, a morte de Jesus teria derrubado os muros que dividiam os povos e a história teria tomado um novo rumo, o da unidade entre todos os povos. Não só “os filhos de Israel” serão salvos, mas todos os “filhos de Deus”. É verdadeiramente singular que na assembleia que abriu o horizonte da salvação para todos, tenha sido tomada a decisão de matar Jesus: a decisão foi a conclusão de um processo de oposição que atingiu o seu ápice. Jesus compreende cada vez mais claramente que a oposição já tomou a decisão de capturá-lo, como havia repetidamente anunciado aos seus discípulos, retira-se e vai para Efraim com os seus homens. É um momento de oração e reflexão. Era necessário crescer na comunhão, fortalecer os laços de amizade e fraternidade e, para os discípulos, crescer na fé naquele Mestre. Jesus sabia bem como era necessário, especialmente naquele momento, reunir e fortalecer a sua fé. E despendeu muita energia para ensiná-los e exortá-los a permanecerem firmes no caminho do amor, superando medos, fechamentos e receios. Jesus tentou esconder-se para evitar que a multidão, que tinha aprendido a reconhecê-lo, se reunisse. Mas o desejo que muitos tinham de vê-lo, de falar com ele, de tocá-lo era tão grande que muitos dos peregrinos que vinham a Jerusalém na Páscoa vieram ao templo para vê-lo. Este desejo das multidões de ver Jesus é também um convite para nós nestes dias a não nos desligarmos deste mestre que “fez tudo bem”.