Discussões sobre as origens de Jesus
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 7,40-53) - Naquele momento, ouvindo as palavras de Jesus, algumas pessoas disseram: “Este é verdadeiramente o profeta!”. Outros diziam: «Este é o Cristo!». Outros, em vez disso, disseram: «Cristo vem da Galiléia? A Escritura não diz: “Da linhagem de Davi e de Belém, vila de Davi, virá o Cristo”? E surgiu dissensão entre o povo a respeito dele. Alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. Os guardas voltaram então aos principais sacerdotes e aos fariseus e eles lhes disseram: “Por que vocês não o trouxeram aqui?”. Os guardas responderam: “Nunca um homem falou assim!”. Mas os fariseus responderam-lhes: «Também vós vos deixastes enganar? Algum dos líderes ou fariseus acreditou nele? Mas essas pessoas, que não conhecem a Lei, estão amaldiçoadas! Então Nicodemo, que já tinha ido ter com Jesus, e era um deles, disse: “A nossa Lei julga um homem antes de o ter ouvido e de saber o que ele faz?”. Eles lhe responderam: “Você também é da Galiléia? Estude e você verá que nenhum profeta surge da Galiléia! E cada um voltou para sua casa.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

A passagem evangélica nos faz permanecer ainda em Jerusalém, no templo. É o último dia da Festa das Barracas e Jesus continua a confrontar os seus adversários para mostrar a verdade da sua missão. Muitas pessoas o ouvem. Alguns são admirados pelos seus ensinamentos, reconhecem-no como um profeta e alguns pensam que ele é o Messias: “Este é o Cristo!”. No entanto, uma discussão começa na multidão de ouvintes. Podemos dizer que o Evangelho suscita sempre debates e divisões, mesmo entre aqueles que o acolhem e outros que o rejeitam. Na realidade, o debate ilumina o coração de todos quando ouvem atentamente estas palavras. O Evangelho suscita sempre perturbação, que não é apenas espanto pela beleza das palavras, mas impulso para mudar de vida. Isto aconteceu também com Maria, que ficou perturbada com as palavras do anjo da Anunciação. E no final da pregação de Pedro no Pentecostes, o autor escreve que a multidão sentiu o coração ser trespassado no peito. Naquele dia, no templo, surgiu uma discussão sobre isso entre a multidão. O que é certo é que a pregação de Jesus era tão autoritária que ninguém ousava impor-lhe as mãos. Os guardas enviados especificamente para prendê-lo, após ouvi-lo falar, não tiveram coragem de prendê-lo. E às queixas dos fariseus por não o terem prendido responderam com uma franqueza que os irritou ainda mais: “Nunca um homem falou assim!”. A palavra de Deus é forte. É certamente uma força “fraca” que, no entanto, é mais forte do que as alegadas fortalezas dos homens. A sua força é apresentar um amor que não conhece fronteiras, que nos ensina a amar os outros antes de nós mesmos. Na verdade, nunca se tinha ouvido uma palavra como esta, ninguém tinha falado como Jesus, de facto, nenhum professor tinha ensinado que os verdadeiramente bem-aventurados são os pobres, os não-violentos, os mansos, os trabalhadores da paz e da justiça. Todo o Evangelho – desde o nascimento de Jesus até à cruz, ressurreição e ascensão – é marcado página após página por este amor. Entre os fariseus, apenas Nicodemos, que já conhecia Jesus há muito tempo e conversava com ele, se opôs à cegueira dos seus colegas. Mas também o repreenderam duramente, convidando-o a retomar os estudos. Eles estavam tão cegos pelo orgulho que não desistiram mesmo diante das evidências. De facto, só ouvindo continuamente a sua Palavra, como fez Nicodemos, é possível abrir os olhos e o coração a este Mestre extraordinário.