IV da Quaresma
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 3,14-21) - Naquele momento, Jesus disse a Nicodemo: «Assim como Moisés ressuscitou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem ressuscite, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. Na verdade, Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. Na verdade, Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não está condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito de Deus.”E o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz , porque suas obras eram más. Pois quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam condenadas. Pelo contrário, quem pratica a verdade caminha para a luz, para que pareça claramente que as suas obras foram feitas em Deus”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Já estamos mais da metade da peregrinação quaresmal e a liturgia da Igreja, interrompendo por um momento a austeridade deste tempo, convida-nos a “alegrar-nos”. Até a cor das vestes litúrgicas passa do roxo, cor da penitência e do luto, ao “rosa”, para sublinhar este momento de alegria. Pode parecer quase descabido, e na verdade chocante, levar-nos a regozijar-nos no momento em que a violência continua a fazer vítimas. No entanto, a Igreja quer que recordemos ainda mais apropriadamente este domingo, o da Páscoa, da vitória de Jesus sobre a morte, sobre cada morte com a sua ressurreição de uma vida nova salva do mal. Poderíamos dizer que à medida que cresce o poder destrutivo do mal, a liturgia pretende antecipar a Páscoa, quase apressá-la. A Igreja convida-nos a fortalecer a esperança onde prevalece um clima de doença, dor e morte. E ajuda-nos a compreender as razões da nossa esperança, abrindo também os nossos olhos para o que está a acontecer e porquê.
No segundo livro de Crônicas o autor relaciona a queda de Jerusalém e o subsequente exílio na Babilônia à infidelidade do povo aos mandamentos do Senhor: “Naqueles dias todos os líderes de Judá, os sacerdotes e o povo multiplicaram as suas infidelidades .. .zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as suas palavras e zombaram dos seus profetas a tal ponto que a ira do Senhor contra o seu povo atingiu o seu auge, sem remédio”. O mal – dir-se-ia – aumenta a sua maldade se for deixado livre devido à indiferença dos homens concentrados apenas em si mesmos e esquecidos do amor, especialmente pelos mais fracos. O caminho quaresmal torna-se um tempo oportuno para libertar-se da auto-referencialidade e elevar o olhar para o Senhor crucificado e ressuscitado. É ele quem nos salva do mal, até mesmo da pandemia. É para o Senhor que devemos dirigir o nosso olhar, a nossa oração e a nossa esperança.
O idoso Nicodemos ouviu Jesus responder mais ou menos desta forma, e renascer para ele significava olhar novamente para cima. Jesus recordou-lhe o episódio da serpente levantada por Moisés no deserto que salvou a vida dos israelitas picados por cobras venenosas. Um verdadeiro massacre ocorreu naquela época. Poderíamos também comparar a essa cena trágica os afetados pelas picadas de Covid, bem como por muitos outros vírus mortais, como a guerra e a solidão. Jesus disse a Nicodemos: “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna”. Para o evangelista, Jesus “ressuscitado” não é uma imagem que deva suscitar piedade inútil ou compaixão ingénua; essa cruz é a fonte da vida; fonte generosa e ilimitada, gratuita e abundante: “Deus amou tanto o mundo – continua o evangelista – que deu o seu filho unigênito, para que quem nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Qualquer pessoa que seja afetada pelas picadas venenosas das cobras de hoje simplesmente precisa voltar os olhos para aquele homem “exaltado” e encontrar a cura. O próprio Jesus dirá mais tarde: “Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim” (12,32). A salvação, como o sentido da vida, não vem de nós ou das nossas tradições humanas. A salvação nos é dada. Na sua carta aos Efésios, Paulo escreve: «Deus, sendo rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, quando ainda estávamos mortos pelos nossos pecados, vivificou-nos juntamente com Cristo; porque pela graça tendes foi salvo" (2, 4). Volta o motivo da “alegria” que nos recorda a liturgia deste domingo; podemos alegrar-nos como o filho pródigo que, ao regressar a casa, descobre quanto o amor do Pai é enormemente maior do que o seu pecado e a sua maldade.