Parábola do fariseu e do publicano
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 18,9-14) - Naquele momento, Jesus voltou a contar esta parábola para alguns que tinham a presunção interior de serem justos e desprezavam os outros: «Dois homens subiram ao templo para rezar: um era fariseu e o outro cobrador de impostos. O fariseu, de pé, orava assim entre si: «Ó Deus, agradeço-te porque não sou como os outros homens, ladrões, injustos, adúlteros, nem sequer como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo o que possuo.” O publicano, porém, estando à distância, nem ousou levantar os olhos para o céu, mas bateu no peito dizendo: “Ó Deus, tem piedade de mim, pecador”. Eu te digo: este, diferentemente do outro, voltou para casa justificado, porque quem se exalta será humilhado, mas quem se humilha será exaltado.”

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus fala frequentemente aos seus discípulos sobre a importância da oração. Ele mesmo dá o exemplo: os evangelistas muitas vezes mostram Jesus em oração. E fala frequentemente sobre isso: exorta os discípulos a perseverar na oração e a confiar em Deus que sempre escuta e responde. Jesus conta a parábola de hoje para condenar a presunção daqueles que vão ao templo para orar e se acham justos. Jesus acabara de libertar um homem possuído por um demônio “mudo”. Prevenir a fala significa fortalecer ou pelo menos dificultar a solidão das pessoas afetadas. A comunicação por meio de palavras é um dos pilares da vida humana. Por isso, quando este homem foi libertado do demônio e pôde falar, o espanto das pessoas explodiu. Mas o espírito do mal não desistiu, pelo menos fortaleceu a sua resistência e oposição a Jesus e ao Evangelho. Toda a história de Jesus e dos seus discípulos de todos os tempos é uma história de oposição e luta contra o mal. Neste caso, tratava-se de libertar aquele homem do mutismo, da incapacidade de comunicar com os outros. Como não pensar na triste condição de tanta humanidade incapaz de se compreender, de se comunicar? Embora hoje seja cada vez mais fácil trocar notícias e saber delas em tempo real, isso não significa que seja realmente fácil comunicar entre pessoas, entre grupos étnicos, entre povos, entre nações. A globalização aproximou as pessoas, mas não as tornou mais irmãos. Muitas vezes, de facto, levantam-se muros de incomunicabilidade e crescem tensões e conflitos, por vezes dramáticos. O príncipe do mal trabalha para que a divisão e a inimizade aumentem. O Evangelho, por sua vez, continua a convidar os discípulos a estarem atentos e vigilantes, a não se fecharem nos seus recintos, para não deixarem o campo aberto ao demónio da incomunicabilidade. Acusações e calúnias contra Jesus e os próprios discípulos não são incomuns. Foi isso que os fariseus fizeram. Mas Jesus continua a exortar-nos a olhar para os frutos da sua missão e, podemos acrescentar, também para os dos discípulos e da Igreja ao longo dos séculos. São estas obras de amor que testemunham a presença do “dedo de Deus” na história. Jesus é a própria presença de Deus na história. Ele é o homem “mais forte” que o malvado “forte” que entra na casa, o derrota e o desarma. A casa de que fala o trecho evangélico é o coração de cada um, é a comunidade cristã, onde o amor é mais forte que o mal. E quem é cego a este amor, na verdade, fica do lado do inimigo e, em qualquer caso, torna-se seu servo tolo. Por isso Jesus afirma com intransigência: “Quem não está comigo está contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha”. Porém, é necessário estar atento. A luta contra o mal nos acompanhará por toda a vida. É neste sentido que se fala de um cristianismo “agónico”, isto é, em contínuo estado de luta. O “espírito impuro”, diz Jesus, tentará voltar mesmo que tenha saído. Dramático é o resultado daqueles que permitem que o mal entre em seus corações através da preguiça e da preocupação com coisas vãs. Desta vez, acrescenta Jesus, “outros sete espíritos” entrarão no coração. E a nova condição será pior que a primeira