Jesus foi enviado a todos os homens
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 4,24-30) - Naquele tempo, Jesus [começou a dizer na sinagoga de Nazaré:] «Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem-vindo na sua pátria. Na verdade, em verdade vos digo: havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando os céus se fecharam por três anos e seis meses e houve grande fome em toda a terra; mas Elias não foi enviado a nenhum deles, exceto a uma viúva em Sarèpta di Sidon. Havia muitos leprosos em Israel na época do profeta Eliseu; mas nenhum deles foi purificado, exceto Naamã, o Sírio”. Quando todos na sinagoga ouviram essas coisas, ficaram indignados. Eles se levantaram e o expulsaram da cidade e o levaram até a beira da montanha, onde sua cidade foi construída, para derrubá-lo. Mas ele, passando entre eles, partiu.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus, diante da reação irritada dos nazarenos na sua primeira pregação na sinagoga da aldeia, responde com um ditado conhecido da época: “Nenhum profeta é bem-vindo na sua pátria”. Jesus está experimentando isso em primeira mão. A razão que leva os nazarenos a não aceitarem a pregação evangélica é a sua decisão de não quererem reconhecer Jesus como tendo autoridade sobre as suas vidas. Ele é muito parecido com eles, eles sabem de onde ele vem, sabem quem são seus familiares, ele não pode vir do Alto. Mas este é o próprio mistério do Evangelho: são palavras simples e humanas e, no entanto, nelas é o próprio Deus quem fala. E naqueles que se deixam moldar pelo Evangelho há um reflexo da autoridade de Deus: a fé significa um olhar que vê além das aparências e sabe confiar no Espírito de Deus que fala através da sua Igreja e de todos aqueles que continuam para ser enviado entre nós. Quem é pobre e necessitado, quem se sente mendigo de sentido e de amor, consegue deixar o seu coração ser tocado pelas palavras evangélicas e pelos testemunhos de fé. Pelo contrário, aqueles que estão cheios de orgulho não têm ouvidos para ouvir, nem mente para compreender, nem coração para se apaixonar. Ele é cheio de si e acha que não precisa de ninguém. Jesus dá o exemplo de Elias que, entre as numerosas viúvas, só foi à de Sarepta e o caso do profeta Eliseu que curou apenas Naamã, o sírio, entre muitos leprosos. O Senhor envia os seus profetas a todos e mostra misericórdia para com todos, mas só os pobres e os doentes deixam tocar o seu coração e escutam as suas palavras. Os habitantes de Nazaré, diante da reação de Jesus que pôs em evidência a sua descrença, rebelaram-se e tentaram matá-lo, atirando-o do penhasco. O Evangelho da misericórdia incomoda quem está habituado a pensar apenas em si mesmo. O amor de Deus que se estende aos pobres, como foi a viúva de Serepta, e aos enfermos, como foi Naamã, o Sírio. Quem é rico e saudável não sente urgência em pedir ajuda. Ele facilmente se fecha em seu próprio egocentrismo, não se importando com os outros. Ele certamente não sente necessidade de pedir ajuda, de invocar proteção, de implorar amor. Em vez disso, ele facilmente exige satisfação e satisfação para si mesmo. Precisamente como se comportaram os seus concidadãos em relação a Jesus e, diante da negação, são até capazes de gestos irresponsáveis. Mas Jesus, escreve Lucas, foi mais longe. O Evangelho, por mais que tentemos deitá-lo fora, permanece sempre uma fonte que jorra e sacia a sede de quem se aproxima e tira água.