Eu sou o caminho, a verdade e a vida
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 14,1-6) - Naquele momento, Jesus disse aos seus discípulos: «Não se turbe o vosso coração. Tenha fé em Deus e tenha fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não, algum dia eu teria dito a você: “Vou preparar um lugar para você”? Quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e os levarei comigo, para que onde eu estiver vocês também estejam. E do lugar para onde vou, tu conheces o caminho." Tomé disse-lhe: "Senhor, não sabemos para onde vais; Como podemos saber o caminho?”. Jesus disse-lhe: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus, depois de ter dado aos apóstolos o mandamento do amor, diz-lhes que os deixará: “Filhos, estou convosco mais um pouco”. São palavras cheias de ternura pungente. E os discípulos, ao ouvi-lo falar assim, ficam tristes. Afinal, como é possível resignar-se a perder um amigo tão excepcional? Como aceitar a perda de um Mestre tão bom e forte? Jesus, vendo-os tristes, continua com palavras de conforto: "Não se turbe o vosso coração. Tenham fé em Deus e tenham fé também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas... quando eu for e me preparar você um lugar, eu voltarei e o levarei para mim. Jesus, antes de mais nada, quer que os laços de amizade não se rompam, mas que durem para sempre, tanto que acrescenta: “Para que onde eu estiver vocês também estejam”. Ele não os abandona, ele quer que eles fiquem com ele para sempre. Ele avança para preparar para cada um de nós um lugar na grande casa do Pai. Com estas palavras Jesus abre um pequeno vislumbre do nosso futuro. Quantas vezes nos questionámos sobre a vida após a morte e questionámo-nos sobre o que aconteceu aos nossos amigos falecidos, àqueles que amávamos e por quem talvez trabalhámos e sofremos! O Evangelho não nos deixa sem respostas a perguntas como estas. Com efeito, quase como se quisesse que experimentássemos a consolação em primeira mão, ele fala da vida após a morte como uma casa grande e espaçosa, habitada pelos nossos amigos, pelos próximos e pelos distantes. Um certo caminho nos leva até eles e àquele lugar: é o próprio Jesus. De facto, no vínculo com Ele está a garantia de que nada da nossa vida se perde: nem um pensamento, nem um gesto de carinho é em vão, tudo pelo contrário é recolhido e preservado como um tesouro precioso e iluminado pela luz do anúncio. da vitória da vida sobre a morte que recebemos na Páscoa. Jesus parece convencido de que os discípulos compreenderam a verdade sobre a vida após a morte, tanto que diz: “Para onde vou, vocês sabem o caminho”. Na verdade não foi assim, assim como não é assim para nós hoje. Tommaso, em nome de todos, pergunta qual é o caminho. E Jesus, mais uma vez, se expressa com clareza: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Permanecer unido a Ele é a garantia de seguir o caminho certo que leva a chegar ao Pai que está nos céus.