Reações ao discurso do pão da vida
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 6,60-69) - Naquele momento, muitos dos discípulos de Jesus, depois de ouvirem, disseram: «Esta palavra é dura! Quem pode ouvir isso?". Jesus, sabendo dentro de si que os seus discípulos murmuravam sobre isso, disse-lhes: «Isso vos escandaliza? E se você visse o Filho do Homem ascender para onde estava antes? É o Espírito que dá vida, a carne não serve para nada; as palavras que te falei são espírito e são vida. Mas há alguns entre vocês que não acreditam." Na verdade, Jesus sabia desde o início quem eram aqueles que não acreditavam e quem o trairia. E ele disse: “É por isso que eu te disse que ninguém pode vir a mim, a menos que o Pai lhe conceda”. A partir daquele momento muitos dos seus discípulos voltaram atrás e já não o acompanhavam. Jesus disse então aos Doze: “Vocês também querem ir embora?”. Simão Pedro respondeu-lhe: «Senhor, para quem iremos? Você tem palavras de vida eterna e nós acreditamos e sabemos que você é o Santo de Deus”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

O trecho evangélico que ouvimos conclui o grande “discurso sobre o pão” que Jesus pronuncia na sinagoga de Cafarnaum. Todo o texto que o evangelista relata nos diz uma verdade fundamental: Jesus “é” o pão e não simplesmente “tem” o pão, como pensaram as pessoas depois de verem o milagre da multiplicação dos pães. Esta afirmação de Jesus como “o pão da vida” é considerada excessiva também pelos discípulos que dizem uns aos outros: “Esta palavra é dura”. Eles, com estas palavras, entendem que “comer a carne e beber o sangue de Jesus” significa – como realmente significa – acolher em si um amor tão grande que envolve completamente toda a sua vida. “É demais!”, para eles. Eles não conseguem aceitar um amor tão grande e envolvente. Eles preferem estar livres de quaisquer restrições. É uma tentação que parece afirmar-se cada vez mais nos dias de hoje. Há um crescimento incrível do individualismo com a consequente rejeição de quaisquer restrições que possam limitar os próprios desejos, o próprio horizonte. Você prefere ficar sozinho consigo mesmo. Pois bem, se esta é a perspectiva que se afirma, como é possível aceitar um vínculo como aquele que Jesus pede, ou seja, fazer parte da sua própria carne? Melhor então abandonar Jesus: aqueles discípulos talvez tivessem aceitado vincular-se a um Deus que estava próximo deles, mas não que entrava profundamente em suas vidas. Em suma, amigos, mas de longe; discípulos, mas até certo ponto. Para Jesus, porém, a amizade é radical e decisiva para toda a existência. Este é o Evangelho que Ele veio comunicar aos homens: a radicalidade de um amor que leva a dar a vida pelos outros, sem impor limites, nem sequer o da morte. Este tipo de amor – os autores do Novo Testamento chamam-lhe “ágape” – é mais forte ainda que a morte. Jesus não pode renunciar a comunicar este Evangelho de amor. E aos discípulos, que ficaram escandalizados com estas palavras, diz que ficariam ainda mais se o vissem «subir para onde estava antes». Jesus sabe bem que só com os olhos da fé é possível reconhecê-lo e acolhê-lo. E repete-lhes: «Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, a menos que meu Pai lhe conceda». Reitera assim que sem a humildade de se deixar ajudar é impossível compreender a Palavra evangélica. Jesus, obviamente muito entristecido pelo abandono de tantos discípulos, dirige-se aos “Doze” (é a primeira vez que este termo aparece no Evangelho de João) e pergunta-lhes: “Quereis ir também?”. É um dos momentos mais dramáticos da vida de Jesus: ele não podia negar o seu Evangelho, mesmo ao custo de permanecer sozinho. O amor evangélico ou é exclusivo, sem limites, ou não é. Pedro, que talvez tenha visto os olhos apaixonados mas também firmes de Jesus, deixa-se tocar no coração e, falando, diz a Jesus: «Senhor, para quem iremos? Você tem palavras de vida eterna." Não diz “para onde” iremos, mas “para quem” iremos. O Senhor Jesus é verdadeiramente nosso único salvador.