II da Páscoa
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 20,19-31) - Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, enquanto as portas do lugar onde estavam os discípulos estavam fechadas por medo dos judeus, Jesus veio, colocou-se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco!”. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. E os discípulos se alegraram quando viram o Senhor. Jesus disse-lhes novamente: «A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio." Dito isto, respirou e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Aqueles cujos pecados você perdoa, eles serão perdoados; aqueles a quem você não perdoa, eles não serão perdoados." Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus chegou. Os outros discípulos disseram-lhe: “Vimos o Senhor!”. Mas ele lhes disse: “A menos que eu veja o sinal dos cravos nas suas mãos, e não ponha o meu dedo no sinal dos pregos, e não ponha a minha mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois, os discípulos estavam de volta em casa e Tomé também estava com eles. Jesus chegou, com as portas fechadas, parou no meio e disse: «A paz esteja convosco!». Depois disse a Tomé: «Coloque aqui o seu dedo e olhe para as minhas mãos; estenda a mão e coloque-a ao meu lado; e não seja um incrédulo, mas um crente! Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Jesus disse-lhe: «Porque me viste, acreditaste; Bem-aventurados aqueles que não viram e acreditaram! Jesus, na presença dos seus discípulos, fez muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês acreditem que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, vocês tenham vida em seu nome.
O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Este segundo domingo de Páscoa é dedicado à misericórdia de Deus e foi instituído por João Paulo II que aceitou a indicação da freira polaca Faustina Kowalska, mulher que difundiu a devoção à misericórdia de Deus desde 1931 e nos anos seguintes. Foram tempos terríveis para a Europa e esta freira compreendeu a necessidade de misericórdia. E insistiu que o domingo depois da Páscoa fosse dedicado à misericórdia. Ele disse: na morte e ressurreição do Senhor, a misericórdia de Deus atingiu o seu ápice, o seu cumprimento. O trecho evangélico ajuda a compreender ainda mais o significado da misericórdia.
O evangelista João transporta-nos à noite de Páscoa e à noite de oito dias depois, como que para marcar o tempo da Igreja, de domingo a domingo. Com efeito, desde aquele dia até hoje – já passaram muitos séculos – a memória da Páscoa sempre foi celebrada na Igreja todos os domingos. Não é a memória de um passado passado. Todos os domingos o Ressuscitado volta aos seus discípulos e coloca-se entre eles. Eles lutaram para reconhecê-lo, como nós muitas vezes lutamos, presos como estamos em nós mesmos, nos nossos pensamentos, nas nossas insensibilidades. O Jesus ressuscitado mostra as feridas do seu corpo. Este é o sinal que abre os olhos dos discípulos. O Jesus ressuscitado está marcado por feridas. Como que para representar os muitos crucifixos da terra que ainda hoje existem. O Jesus ressuscitado preserva as suas feridas. E ele continua emocionado com eles. Ele, o misericordioso, deixa-se ferir pelo grito dos pobres. Não há ressurreição sem assumir sobre o corpo as feridas dos homens. Assim é para a Igreja: uma comunidade de discípulos enviados pelo Ressuscitado para perdoar, para curar, para desarmar os corações da violência.
É o caminho da misericórdia que o Senhor continua a percorrer sem parar. Oito dias depois, o Senhor volta, vem entre nós e fala também àquela parte de Tomé que está presente no coração de cada um de nós. Ele começa repetindo a saudação de paz: “A paz esteja convosco”. E ele imediatamente se volta para Thomas, convidando-o a tocar suas feridas com as mãos. E acrescenta: «Não seja um incrédulo, mas um crente!». E Tomé professa a sua fé: “Meu Senhor e meu Deus”. O “olhar” indica um olhar intenso que capta o mistério daquele corpo “perfurado”.
Aqui Jesus proclama a última bem-aventurança do Evangelho, aquela que é o fundamento das gerações que daquele momento até hoje se juntarão ao grupo dos Onze. O que significa a felicidade da fé sem ver? O episódio de Tomé sugere que a fé, a partir daquele momento, não surge da visão de Jesus como tiveram os apóstolos, mas da escuta do Evangelho dos apóstolos “vimos o Senhor!” e de tocar as feridas do corpo ressuscitado de Jesus.