Cristo veio para servir e dar a vida
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mc 10,32-45) - Naquele tempo, enquanto eles estavam a caminho de subir para Jerusalém, Jesus passou na frente dos discípulos e eles ficaram consternados; aqueles que o seguiram ficaram com medo. Chamando novamente os Doze à parte, começou a contar-lhes o que lhe estava para acontecer: «Eis que subimos para Jerusalém e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos, zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão, e depois de três dias ele ressuscitará”. Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Mestre, queremos que faça por nós tudo o que lhe pedirmos”. Ele lhes disse: "O que vocês querem que eu faça por vocês?" Eles lhe responderam: «Concede-nos que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e outro à tua esquerda». Jesus disse-lhes: «Vocês não sabem o que estão pedindo. Você pode beber o cálice que eu bebo, ou ser batizado com o batismo com que eu sou batizado?”. Eles responderam: "Nós podemos." E Jesus lhes disse: “O cálice que eu bebo, vocês também beberão, e no batismo com que eu for batizado vocês também serão batizados. Mas sentar à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder; é para aqueles para quem foi preparado." Os outros dez, tendo ouvido, começaram a ficar indignados com Tiago e João. Então Jesus chamou-os e disse-lhes: «Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam e os seus líderes as oprimem. Contudo, este não é o caso entre vocês; mas quem quiser ser grande entre vocês será seu servo, e quem quiser ser o primeiro entre vocês será escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.”

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

O Evangelho apresenta-nos Jesus que continua a caminhar com os seus discípulos rumo a Jerusalém. E, não surpreendentemente, o evangelista sublinha que está “diante deles”, tal como o pastor, mostrando assim a responsabilidade de quem guia com amor aqueles que lhe foram confiados. Jesus lhes confidencia, pela terceira vez, o que lhe acontecerá em Jerusalém. Os Apóstolos – e os outros – permanecem “consternados”. Depois de dizerem estas coisas, Tiago e João aproximam-se de Jesus e pedem-lhe que se sente à sua direita, ou seja, que tenha um lugar alto e importante. Isto soa ainda mais triste devido ao forte contraste com o que Jesus acaba de confiar aos seus discípulos. Mais uma vez, como havia acontecido pouco antes, os discípulos estão muito distantes das palavras do mestre. Eles ainda estavam sob o domínio da mentalidade do mundo. Eles não podiam pensar em Jesus como um Messias condenado e morto! E Jesus ainda ensina como o poder deve ser entendido entre os cristãos: “Quem quiser tornar-se grande entre vós será vosso servo, e quem quiser ser o primeiro entre vós será escravo de todos”. Jesus indica qual é o caminho do discípulo: servir os irmãos e os pobres com liberdade e generosidade. Na comunidade cristã, quem serve é grande. E quem quiser ser o primeiro deve ser o primeiro no serviço, não no comando. E Jesus é o primeiro a dar o exemplo: “Mesmo o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Cada cristão, tal como a comunidade a que pertence, é chamado a contemplar Jesus e a imitá-lo.