Se a sua mão, o seu pé ou o seu olho te escandalizam
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mc 9,41-50) - Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Quem vos der um copo de água para beber em meu nome, porque pertenceis a Cristo, em verdade vos digo, não perderá a sua recompensa. Quem escandalizar mesmo um destes pequeninos que acreditam em mim, é muito melhor para ele que uma pedra de moinho seja pendurada no pescoço e ele seja jogado no mar. Se a sua mão lhe causa escândalo, corte-a: é melhor você entrar na vida com uma mão, do que com as duas entrar em Geènna, no fogo inextinguível. E se o seu pé o faz tropeçar, corte-o: é melhor você entrar na vida com um pé, do que ser lançado na Geena com os dois pés. E se o teu olho te faz tropeçar, lança-o fora: melhor te é entrar no reino de Deus com um só olho, do que com os dois olhos ser lançado na Geena, onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga. . Pois todos serão salgados com fogo. O bom é o sal; mas se o sal perder o sabor, com que lhe dareis sabor? Tenham sal em vocês mesmos e estejam em paz uns com os outros."

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

“Quem lhe der um copo de água para beber em meu nome, porque você pertence a Cristo, não perderá sua recompensa” diz Jesus. Em nome de Jesus os discípulos podem receber aquele copo de água que indica que fomos acolhidos. Dar uma bebida era o gesto de acolhimento do peregrino e do viajante: eles – diz Jesus – recebem-na porque pertencem a Cristo. Quem decide não pertencer mais a si mesmo pertence a Cristo, quem escolhe a liberdade, mas também a pobreza de pertencer a Ele. A ele pertencem os pobres, os que nada têm, os muitos pequeninos, aos quais dar um só copo de água (como relata o Evangelho de Mateus) pode salvar a vida inteira, e ele não perderá a sua recompensa. Verdadeiramente, no acolhimento e no serviço, quem é acolhido e quem é servido se confunde com quem acolhe e quem serve. Devemos sempre lembrar que tudo o que fazemos é, na verdade, sempre apenas em nome dele e não no nosso. E quanta atenção, sabedoria e inteligência devem ser usadas, sabendo que levamos o nome de Jesus, ou seja, sendo cristãos. Jesus usa palavras duras para com aqueles que escandalizam “mesmo um destes pequeninos” que acreditam nele! Escândalo são palavras duras, pouca esperança, indiferença diante do mal. O escândalo é recusar aquele copo d'água. As leis concebidas para não salvar as pessoas no mar, para dificultar a solidariedade, são um escândalo. É a lógica diabólica do “eu venho primeiro”. O escândalo é sempre um fato concreto, por exemplo, mãos levantadas contra os outros, ou fechadas por ganância, olhos voltados para o outro lado. É por isso que precisamos cortar, porque não há compromisso possível com o mal. E cortar não significa perder, mas encontrar: ganhar um olho bom, uma mão generosa, um passo de amor. Melhor perder algo do que deixar o coração e a alma atrás de você.