Eleição de Matias
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 15,9-17) - Naquele momento, Jesus disse aos seus discípulos: «Assim como o Pai me amou, eu também vos amei. Fique no meu amor. Se você guardar meus mandamentos, permanecerá em meu amor, assim como eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor. »Eu lhes disse estas coisas para que a minha alegria esteja em vocês e a sua alegria seja completa. Este é o meu mandamento: que vocês se amem como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que este: dar a vida pelos amigos. Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu ordeno. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas chamei-vos amigos, porque vos contei tudo o que ouvi de meu Pai. »Você não me escolheu, mas eu te escolhi e te designei para que você vá e dê fruto e o seu fruto permaneça; para que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto eu vos ordeno: que vos ameis uns aos outros”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Hoje lembramos do apóstolo Matias. Foi eleito imediatamente após a ascensão de Jesus ao céu para recompor o número de doze, correspondente às doze tribos de Israel, ou seja, todo o povo escolhido. Naquele número havia uma ansiedade pela completude e, conjuntamente, pela visão da universalidade da salvação que era a preocupação mais urgente da primeira comunidade cristã. A tensão em direção à universalidade da salvação não poderia ser atenuada nem suprimida. A traição de Judas não conseguiu bloquear esta visão universal enraizada no coração do Evangelho. Para Jesus, todos os homens e mulheres de todos os povos e de todas as terras têm o direito de receber o anúncio da salvação. A Igreja recebeu esta vocação de comunicar o Evangelho até aos confins da terra. Era necessário eleger o “décimo segundo” apóstolo: nenhum povo, nenhuma nação, nenhuma pessoa é alheia ao amor e à solicitude da Igreja. Não se tratava de eleger qualquer pessoa. O critério é imediatamente estabelecido: o escolhido devia ter vivido com Jesus, escutado-o, visto-o, tocado-o, seguido-o; em suma, ele tinha que ser uma testemunha real. A tradição, de fato, coloca Matias como um dos setenta e dois discípulos de Jesus. No prefácio da liturgia ambrosiana se canta: «Para que o número dos Apóstolos se completasse, dirigistes um olhar singular de amor sobre Matias, iniciado no seguimento e nos mistérios do teu Cristo. A sua voz juntou-se à das outras onze testemunhas do Senhor e trouxe ao mundo o anúncio de que Jesus de Nazaré tinha verdadeiramente ressuscitado e o reino dos céus se tinha aberto aos homens”. Em Matias podemos ver o nome dos discípulos de todos os tempos. A todos os discípulos é confiado o cuidado da comunidade.