Sua aflição será transformada em alegria
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 16,20-23a) - Naquele momento, Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: vós chorareis e gemereis, mas o mundo se alegrará. Você ficará triste, mas sua tristeza se transformará em alegria. Quando uma mulher dá à luz, ela sente dor, porque chegou a sua hora; mas, quando deu à luz o filho, já não se lembra do sofrimento, pela alegria que um homem veio ao mundo. Então você também está sofrendo agora; mas voltarei a ver-te e o teu coração se alegrará e ninguém poderá tirar a tua alegria. Naquele dia você não me perguntará mais nada."

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus compara a fé ao parto, que é fruto de uma gestação longa e cansativa. A fé não é o resultado repentino de alguém que acredita ser brilhante e, portanto, pronto para acreditar, nem a fé é o resultado espontâneo de uma condição natural da vida. Em suma, aqui podemos ver em primeira mão que não nascemos cristãos, mas nos tornamos cristãos assumindo um compromisso sério. De facto, assim como durante a gravidez a mulher participa pessoalmente no crescimento de uma nova vida acolhida no seu ventre, mas ao mesmo tempo o desenvolvimento da criança não é fruto da sua capacidade ou de algum dom, assim a Palavra de Deus cresce se for acolhida. no coração e ela se desenvolve, gera uma vida nova, não porque sejamos particularmente merecedores ou capazes, mas porque a Palavra de Deus atua com força em quem a acolhe e trabalha com eficácia, apesar das mil dificuldades que muitas vezes colocamos no nosso caminho. Não devemos desanimar pelas dificuldades que muitas vezes encontramos, pelas nossas limitações, na vivência da Palavra de Deus, ou pela facilidade com que a deixamos escapar porque a praticamos pouco ou acreditamos que a conhecemos. O trabalho de encontro com a Palavra de Deus exige paciência e perseverança. Se deixarmos a Palavra de Deus entrar em nossos corações e não resistirmos, sentiremos o homem interior crescendo dentro de nós. Este é o dom de que fala o Evangelho. E ninguém pode negá-lo ou tirá-lo de nós, porque é fruto de uma escuta fiel.