Cura de um leproso
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 8.1-4) - Quando Jesus desceu do monte, uma grande multidão o seguiu. E eis que um leproso se aproximou, prostrou-se diante dele e disse: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me”. Estendeu a mão e tocou-o dizendo: «Eu quero: purifica-te!». E imediatamente a sua lepra foi curada. Então Jesus lhe disse: «Cuidado para não contar a ninguém; vá, em vez disso, apresente-se ao sacerdote e apresente a oferta prescrita por Moisés, como testemunho para eles”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus acaba de proferir o Sermão da Montanha, diante de uma grande multidão. Chamou bem-aventurados os pobres, os aflitos, os mansos e os que têm fome e sede de justiça. Agora ele desce da montanha, como Moisés desceu da montanha, com as tábuas da lei. E eis que um leproso corre diante da lei do amor que Jesus acaba de proclamar. Um homem que a lei manteve isolado na sua doença e impureza, considerada contagiosa. «Senhor, se quiseres, podes purificar-me!». É uma oração simples, mas cheia de fé: “Se quiser”. Jesus, que mais tarde dirá aos discípulos «batei e abrir-se-vos-á», abre imediatamente a porta da sua misericórdia, estende a mão, toca no leproso e fala-lhe. E a lepra desaparece. Jesus não tem medo de parar diante daquele doente: cuida dele, toca-o e diz-lhe palavras de carinho. Então ele o cura. Jesus – que vai além das disposições rituais – mostra aos seus discípulos como estar perto dos necessitados, como cuidar deles. Este é o sentido da escuta, da mão que se estende para tocar aquele leproso, das palavras que ele lhe dirige. E ele afirma claramente qual é a vontade de Deus: “Eu quero: ser purificado”. Esta deve ser sempre também a vontade dos discípulos e de cada comunidade cristã. Se Jesus nos ensina como acolher, ao mesmo tempo, este leproso, ensina-nos como devemos estar diante dele. Estendemos-lhe a mão e ele nos cura.