Pelos seus frutos você os reconhecerá
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 7,15-20) - Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes! Pelos seus frutos vocês os reconhecerão. Você colhe uvas dos espinheiros ou figos dos espinheiros? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos ruins; uma árvore boa não pode produzir frutos ruins, nem uma árvore ruim produzir frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, vocês os conhecerão pelos seus frutos”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus alerta contra o perigo de sermos atraídos pelos falsos profetas, isto é, por aquelas pessoas ou por aquele modo de vida que parece mais fácil e imediato, mas que na realidade rouba a vida como um lobo predador. Vêm-me à mente os numerosos “encantadores” que em muitas partes, especialmente nos países mais pobres, pregam a chamada “religião da prosperidade”. Uma pregação que engana e não salva. Na verdade, engana e prejudica. Assim, Jesus alerta também os discípulos para terem cuidado com o comportamento dos fariseus, ou seja, com uma forma externa ou ritualística de viver a fé ou de se conformar à mentalidade do mundo. Muitos cristãos acreditam que vivem o Evangelho fechando-se no seu pequeno recinto. Não devemos esquecer que as tentações sempre se apresentam como lisonjeiras e razoáveis, na verdade, como lobos em pele de cordeiro. Como desmascará-los? Jesus indica um critério seguro: “Pelos seus frutos os reconhecereis”. Todas aquelas sugestões e solicitações que tornam a vida estéril, incapaz de produzir bons frutos, tanto para si como para os outros, são falsas profecias. O apóstolo Paulo enumera as obras que surgem de quem se deixa guiar pelo espírito carnal, ou seja, pelo amor próprio: fornicação, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizade, discórdia, ciúme, dissensões, divisões, facções, inveja, embriaguez, orgias. E logo a seguir enumera aquelas que brotam do homem que se deixa guiar pelo Espírito, pelo Evangelho: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a benevolência, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio de si. E conclui: «Portanto, se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito» (Gl 5,19-26).