Não se preocupe com o amanhã
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 6,24-34) - Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará um e amará o outro, ou amará um e desprezará o outro. Você não pode servir a Deus e à riqueza. Por isso eu te digo: não se preocupe com a sua vida, com o que você vai comer ou com o que você vai beber, nem com o seu corpo, com o que você vai vestir; Não vale a vida mais que a comida, e o corpo mais que a roupa? Olhai para as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem ajuntam em celeiros; ainda assim, seu Pai celestial os alimenta. Você não vale mais do que eles? E quem entre vocês, por mais que se preocupe, pode prolongar um pouco a vida? »E quanto ao vestido, por que você está preocupada? Observe como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Contudo, eu lhes digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, estava vestido como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está aí e amanhã é jogada no forno, não fará muito mais por você, homem de pouca fé? Portanto, não se preocupe, dizendo: 'O que comeremos? O que vamos beber? O que vamos vestir? Os pagãos buscam todas essas coisas. Na verdade, seu Pai celestial sabe que você precisa disso. Em vez disso, busque primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão dadas a você também. Portanto, não se preocupe com o amanhã, porque o amanhã se preocupará consigo mesmo. Cada dia tem seu próprio castigo."

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

O coração não pode ser dividido. O próprio Senhor experimenta a reivindicação do amor exclusivo nas suas relações com os homens. Ele é um Deus zeloso, mas não só de si mesmo; ele também tem ciúme de nós, não aceita que sejamos devorados pelo mal. Por isso, ao descer para libertar Israel da escravidão do Faraó, com um amor ainda mais forte enviou o seu Filho para nos libertar do pecado e da morte. Confiar em Deus significa, portanto, libertar-nos da escravidão das coisas, sabendo que Ele não nos deixará faltar nada. Muitas vezes a preocupação com as coisas da terra, isto é, com o que “você vai comer ou beber... com o seu corpo, o que você vai vestir”, insinua-se em nossas vidas a ponto de nos possuir. As dificuldades do trabalho, de um rendimento justo e merecido, muitas vezes transformam-se em ansiedade para nós e para aqueles que nos são próximos. O Senhor não convida à ociosidade: «Quem não quiser trabalhar não coma», escreve o apóstolo Paulo. Mas é preciso permanecer livre de qualquer excesso de angústia, com plena confiança de que o Senhor Deus conhece a nossa vida e deseja o bem para nós. E bom não significa quantidade de bens. O Senhor é um verdadeiro Pai que cuida de seus filhos e supre suas necessidades. A verdadeira preocupação dos discípulos, diz Jesus, deve ser a do Reino, isto é, a comunicação do Evangelho, a construção da comunidade e o serviço aos pobres. O discípulo que procura esta «justiça», que é a do Reino, é apoiado e defendido pelo Senhor durante toda a sua vida.