Onde estiver o seu tesouro, também estará o seu coração
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 6,19-23) - Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem consomem e onde os ladrões minam e roubam; em vez disso, ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não arrombam nem roubam. Porque onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. »A lâmpada do corpo é o olho; portanto, se o seu olho for simples, todo o seu corpo será luminoso; mas se o seu olho for mau, todo o seu corpo ficará escuro. Se, portanto, a luz que há em você são trevas, quão grandes serão as trevas!
O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

No nosso mundo existe uma espécie de ditadura do materialismo que exige que nos submetamos à lei do consumo e da acumulação de bens. O ensinamento do Evangelho é muito claro a este respeito: quem acumula muito é vítima de um grande amor pelas coisas, é movido por uma paixão que cativa o coração. É por isso que Jesus diz: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração”. O verdadeiro tesouro – continua Jesus – está para onde se dirige o coração. É necessário cultivar o coração e fazê-lo crescer segundo o Evangelho. A palavra evangélica, ouvida com continuidade e atenção, deve moldar as nossas ações e os nossos sentimentos, forjar um estilo de vida longe da ganância de posse e acumulação que Jesus compara à ferrugem que consome. Nesse caso, mais do que consumir coisas, a ferrugem consome o coração, os sentimentos e até o próprio sentido da vida. Acumular tesouros no céu, porém, significa amar a Palavra e colocá-la em prática, deixar-nos guiar por aquele plano de amor que nos é revelado e tornar-nos trabalhadores diligentes e alegres. É o grande sonho de Deus para o mundo. O céu, então, não é apenas um destino distante; o céu é vida com o Senhor, com os irmãos e com os pobres. Quem passa a vida segundo as indicações do Evangelho acumula tesouros que permanecerão fixados nos céus; não apenas ninguém será capaz de roubá-los do crente, mas eles darão frutos abundantes.