XI do tempo ordinário
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mc 4,26-34) - Naquele tempo, Jesus disse [à multidão]: «Assim é o reino de Deus: como um homem que lança a semente à terra; durma ou acorde, noite ou dia, a semente germina e cresce. Como, ele mesmo não sabe. O solo produz espontaneamente primeiro o caule, depois a espiga e depois o grão inteiro na espiga; e quando o fruto está maduro, imediatamente ele manda a foice, porque chegou a colheita.” Ele disse: «A que podemos comparar o reino de Deus ou com que parábola podemos descrevê-lo? É como um grão de mostarda que, quando semeado na terra, é a menor de todas as sementes que estão na terra; mas, quando é semeado, cresce e torna-se maior do que todas as plantas do jardim e faz ramos tão grandes que as aves do céu podem fazer ninhos à sua sombra.” Com muitas parábolas do mesmo tipo ele lhes anunciou a Palavra, conforme podiam entender. Sem parábolas não lhes falava, mas, em particular, explicava tudo aos seus discípulos.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus não fala do trabalho do agricultor, mas do “trabalho” da semente que se desenvolve através da sua energia interna, desde o momento em que é semeada até à maturação, sem a intervenção do agricultor. Com esta imagem Jesus parece querer consolar os seus ouvintes. Talvez – assim pensam os estudiosos do texto – devamos pensar na comunidade cristã à qual Marcos se dirigia, a comunidade de Roma, que vivia momentos difíceis, incluindo perseguições. E aqueles primeiros crentes em Roma perguntaram-se para onde tinha ido o poder do Evangelho, porque o mal parecia estar a vencer. O Senhor não abandona os discípulos ao poder do mal. Com a parábola do grão de mostarda, Jesus quer mostrar o estilo do Reino, a forma como ele se realiza. E insiste na pequenez da semente. Você não faz grandes coisas porque é poderoso. No reino de Deus acontece o contrário: “Quem quiser ser o primeiro entre vós será escravo de todos”, diz Jesus. Em suma, quem se faz pequeno e humilde torna-se um arbusto de até três metros de altura que pode acolher até os pássaros. do céu. Já o profeta Ezequiel, enquanto estava exilado na Babilônia, havia predito que um galho frágil, como a ponta do cedro, se tornaria uma árvore robusta e restauradora: «Um galho tirarei do topo do cedro, do pontas dos seus ramos o arrancarei e o plantarei num alto monte, imponentemente o plantarei no alto monte de Israel. Produzirá ramos e dará frutos e se tornará um magnífico cedro” (Ez 17,22-23). O reino de Deus cresce como este pequeno grão de mostarda, como a pequena copa do cedro: eles não se impõem pelo seu poder externo, é o Senhor quem os faz crescer. E o amor é a força vital que os sustenta. Onde os pobres são satisfeitos, os aflitos são consolados, os estrangeiros são acolhidos, os doentes são curados, os solitários são consolados, os prisioneiros são visitados, os inimigos são amados, aí o reino do Senhor está em ação.