Sinais precursores do fim
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 21,5-11) - Naquele tempo, enquanto alguns falavam do templo, que estava adornado com belas pedras e presentes votivos, Jesus disse: “Virão dias em que, do que vedes, não ficará pedra sobre pedra que não seja destruído." Eles lhe perguntaram: “Mestre, quando acontecerão essas coisas e qual será o sinal quando estiverem para acontecer?” Ele respondeu: «Cuidado para não ser enganado. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: “Sou eu” e: “O tempo está próximo”. Não vá atrás deles! Quando ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem aterrorizados, porque estas coisas devem acontecer primeiro, mas não é o fim imediato.” Então ele lhes disse: «Levantar-se-á nação contra nação e reino contra reino, e haverá terremotos, fomes e pestes em diversos lugares; também haverá eventos terríveis e grandes sinais do céu”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Estamos na última semana do ano litúrgico. E esta passagem abre o discurso de Jesus sobre o fim dos tempos (é chamado de discurso escatológico). Na verdade, Lucas, juntamente com Mateus e Marcos, querem comunicar-nos o que perceberam no contacto íntimo com Jesus, ou seja, que os «últimos dias» já começaram com a própria vinda do profeta de Nazaré. Neste sentido não devemos adiar o momento da conversão ao Evangelho para o fim dos tempos, nem esperar pelo momento certo que nunca chegará. A hora de acreditar no Evangelho já chegou e é agora. Fé é apaixonar-se por Jesus, é deixar-se dominar pelo seu amor, é deixar-se envolver no seu plano de amor para o mundo. Esta fé, cheia de amor e de envolvimento existencial, é a verdadeira pedra sólida sobre a qual construir o presente e o futuro da nossa vida. É necessário, portanto, estar atento aos falsos profetas, aos que estão fora de nós (como as modas e costumes deste mundo) mas também aos que se escondem no coração de cada um de nós (como os hábitos, o orgulho, o amor a si mesmo). ). O único mestre da nossa vida, o único Senhor que nos salva é Jesus, e a única profecia que ilumina os nossos dias é o Evangelho. E é precisamente a força do Evangelho que nos impede de nos resignarmos ao mal, de aceitarmos a situação actual sem esperança de um futuro mais humano. O Senhor, diante de um mundo que não consegue encontrar a paz, pede-nos que sejamos com Ele pacificadores e testemunhas de esperança num futuro de salvação. Fé é escolher caminhar com Jesus, na certeza de que a força da ressurreição dobrará o príncipe deste mundo e a força do mal será submetida ao poder do amor do Senhor.