Festa de Cristo Rei do Universo
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 18,33-37) - Naquele momento, Pilatos perguntou a Jesus: “Tu és o rei dos judeus?”. Jesus respondeu: “Você diz isso sozinho ou outros lhe falaram de mim?”. Pilatos disse: «Sou judeu? O teu povo e os principais sacerdotes entregaram-te a mim. O que é que você fez?". Jesus respondeu: «O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, os meus servos teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus; mas meu reino não é daqui.” Então Pilatos lhe perguntou: “Então você é rei?”. Jesus respondeu: «Tu dizes: eu sou rei. Foi para isso que nasci e para isso vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade, ouça a minha voz”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

O ano litúrgico termina com a festa de Cristo, rei do universo. É uma celebração recente na Igreja Latina. Estabeleceu-se enquanto os totalitarismos do século XX se afirmavam e escravizavam violentamente a história da Europa e de outras partes do mundo. Mas as raízes desta celebração estão no Evangelho, poderíamos dizer no momento mais dramático da vida de Jesus: o trecho evangélico deste domingo apresenta-nos o governador romano que se dirige a Jesus e lhe pergunta: “Então tu és rei?”. «Tu dizes: eu sou rei», responde-lhe Jesus.
É claro que, aos olhos humanos, Jesus realmente aparece como um rei estranho: no seu trono ele tem uma cruz, na sua coroa uma coroa de espinhos, e na sua corte dois ladrões crucificados com ele; depois, há algumas mulheres com um jovem que, de luto, se encolheu sob o cadafalso. No entanto, esta é a imagem que sempre marcou cada comunidade cristã. A cruz se destaca em todas as igrejas e aparece sobretudo quando os cristãos são perseguidos, ultrajados até serem mortos. Hoje, essa cruz parece criar raízes fortes em vários países do mundo. Há muitos cristãos que continuam a sofrer a própria paixão de Jesus. Nós, como aquele pequeno grupo de mulheres que se agarraram à cruz de Jesus, queremos agarrar-nos a todos aqueles que ainda hoje estão na cruz, a todos aqueles que são afetados. pela violência. Diante de tantas tragédias, diante da propagação da violência, somos convidados a elevar o olhar para a cruz de Jesus e a contemplar o seu poder real. O Evangelho diz-nos que daquela cruz o príncipe do mal é derrotado. Da cruz, Jesus liberta os homens do domínio do pecado e da morte. O apóstolo Paulo transmitiu esta convicção a todas as Igrejas, consciente do escândalo que causaria: «Mas nós proclamamos Cristo crucificado: escândalo para os judeus e loucura para os pagãos» (1Cor 1,23). É como um crucifixo que Jesus exerce o seu poder real. Enquanto estava pregado naquela madeira, um convite idêntico lhe veio de todos: “Salve-se!”. Estas três simples palavras contêm um dos dogmas que mais firmemente estabelecem a existência do homem, ainda hoje. O amor próprio é uma doutrina que se aprende desde a infância e está tão firmemente enraizada nos corações que parece difícil erradicá-la. É o evangelho do mundo, uma alternativa ao Evangelho de Jesus. E cada um de nós sabe bem quão insidioso e penetrante é este evangelho do mundo. Esta festa de Cristo Rei mostra-nos o amor real que transforma o coração dos homens e a vida do mundo. Vamos nos unir em torno deste rei, fraco e pobre. É dele crucificado que flui a salvação para todos. E, com as palavras do Apocalipse, dizemos-lhe: «A ti, Senhor, que nos ama e com o teu sangue nos libertou dos nossos pecados, que nos fez um reino de sacerdotes para o nosso Deus e Pai, a ti a glória e o poder para todo o sempre. Amém".