O reino de Deus está entre vocês
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 17,20-25) - Naquele momento, os fariseus perguntaram a Jesus: “Quando virá o reino de Deus?”. Ele lhes respondeu: “O reino de Deus não vem de uma forma que atraia a atenção, e ninguém dirá: “Aqui está” ou “Aqui está”. Porque eis que o reino de Deus está entre vós! Ele então disse aos discípulos: «Virão dias em que desejareis ver um só dos dias do Filho do homem, mas não o vereis. Eles lhe dirão: “Aqui está ele”, ou: “Aqui está ele”; não vá lá, não os siga. Porque assim como o relâmpago brilha de uma extremidade à outra do céu, assim será o Filho do Homem no seu dia. Mas primeiro é preciso que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus inaugura o reino de Deus na terra, mas não de uma forma “chamadora”, isto é, não de uma forma imponente e espetacular. Na verdade, ninguém pode dizer “aí está ele” ou “aqui está ele”, pois é de natureza espiritual, interna. Jesus é o “tempo novo” da salvação. O reino dos céus, isto é, o lugar onde “reina” o amor e a misericórdia, começa exactamente com a vinda à terra do Filho de Deus: a sua acção curativa e a sua pregação combatem o mal que vai perdendo cada vez mais terreno até à derrota definitiva que vem através de sua morte e ressurreição. É por isso que Jesus pode dizer que o Reino de Deus «está entre vós», isto é, entre aqueles que escutam e põem em prática a sua palavra. A participação no Reino, neste sonho de libertação do mundo do poder do diabo e do mal, envolve também sofrimento e dor, a começar pelo próprio Jesus. É o sentido das palavras que Jesus disse: “O reino dos céus sofre violência e os violentos o dominam” (Mt 11,12). Em suma, existe uma luta incessante entre o bem e o mal. Jesus derrotou radicalmente o mal que, no entanto, continua a ter ventos favoráveis. Naqueles dias - diz Jesus, dirigindo-se directamente aos discípulos e já não aos fariseus - em que a prova for difícil, os discípulos quererão ver "mesmo que seja um dos dias do Filho do Homem", isto é, tenha algum consolo. Mas isso não vai acontecer. Isso não significa que eles devam deixar o mestre seguir os falsos ídolos que aparecem em cena. Não devem procurar o Messias “lá” ou “aqui”. Jesus continua sendo o único Senhor e somente a ele eles devem seguir. O Evangelho permanece firme, é como o “raio” que “pisca e brilha de uma ponta à outra do céu”; de facto, o seu anúncio atravessa as trevas do mundo e revela o rosto de Jesus.