Senhor, aumente nossa fé
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 17,1-6) - Naquele momento, Jesus disse aos seus discípulos: «É inevitável que surjam escândalos, mas ai daquele por quem eles vierem. É melhor que ele tenha uma pedra de moinho pendurada no pescoço e seja lançado ao mar, do que escandalizar um destes pequeninos. Cuidado com vocês mesmos! »Se o seu irmão cometer uma falta, repreenda-o; mas se ele se arrepender, perdoe-o. E se ele cometer um pecado contra você sete vezes por dia e voltar para você sete vezes dizendo: “Sinto muito”, você o perdoará”. Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé!». O Senhor respondeu: “Se você tivesse fé tanto quanto um grão de mostarda, você poderia dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’, e ela lhe obedeceria”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus pede aos seus discípulos: «Tenham cuidado de si mesmos!». A supervisão de si mesmo, do seu comportamento, da sua fidelidade ao Evangelho, é uma tarefa primordial de cada discípulo e ainda mais de quem tem responsabilidades pastorais. Jesus acrescenta que a disposição de perdoar também faz parte da sabedoria. Cada um de nós conhece bem a própria fragilidade e a facilidade de cair no pecado. Jesus especificamente nos dá força para perdoar. A capacidade de perdoar não é espontânea. Na verdade, hoje o perdão é verdadeiramente raro. Na vida cotidiana, infelizmente, a vingança é muito mais frequente. É urgente que a misericórdia e o perdão abundem na facilidade com que o pecado se afirma. Perdoar “sete vezes”, como pede Jesus, significa que devemos perdoar sempre. Obviamente não se trata de ser condescendente com o pecado. Jesus exige sempre o arrependimento pelo pecado cometido e a consequente mudança de vida. Mas nunca deve faltar a disponibilidade à misericórdia. A misericórdia é um sinal da presença de Deus entre os homens. Neste ponto os discípulos, compreendendo que a misericórdia não surge de si mesmos, compreendem que o instinto de permanecer no ódio ou pelo menos na indiferença é forte também neles. Por isso pedem ao Senhor: «Aumenta a nossa fé!». Jesus – talvez também para nos surpreender – responde que basta uma pequena dose de fé, a de um grão de mostarda. Esta pequena fé, esta pequena confiança em Deus, é capaz de fazer milagres.